Estado de Roraima

Gestão Compartilhada - 08/07/2016

Aconteceu nesta terça-feira (5), no auditório do corpo de Bombeiros o primeiro encontro de Articulação dos Colegiados Escolares para implementação de Política de Gestão Compartilhada. Participaram do encontro representantes da Controladoria da União (CGU), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Receita Federal e a Secretaria de Educação, através do Grupo de Educação Fiscal de Roraima.

O objetivo do encontro foi para discutir as ações e estratégias para implementação da Gestão Compartilhada com orientações para gestão finaceira, a partir do fortalecimento dos colegiados das escolas, Conselho Escolar, Associação de Pais e Mestres e Grêmios Estudantis.

A Fiscal de Tributos Estaduais Ana Claudia Gomes, foi representado a Sefaz, através do Programa Educação Fiscal que visa estimular a construção de uma consciência voltada à cidadania. “É importante essa democratização das instituições para tratar sobre esse tema tão relevante e sensibilizar os cidadãos quanto à função socioeconômica dos tributos e a sua responsabilidade na sociedade. Saber gerenciar os recursos é de suma importância” frisou Ana Claudia.

O Secretario de Estadual de Educação, Marcelo Campbell enfatizou a importância do evento não só para os gestores de escolas, mais também para a sociedade como um todo. “Na realidade a escola que queremos é uma escola mais democrática, a onde seus entes conversem entre si através dos grêmios estudantis, associações de pais e mestres e própria direção da escola. A escola democrática decide o futuro em conjunto para assim conseguir uma gestão compartilhada”.

Para o senhor Gerson Filgueiras de Souza, representante da Associação de Pais e Mestres da Escola Estadual do Caranã, o encontro serviu para esclarecer como é feito o gerenciamento das verbas e como aplicar os recursos em suas escolas. “O conhecimentos que hoje estamos adquirindo aqui, vai servir para implantação da nossa associação e assim possamos também contribuir nas situações do cotidiano de nossos alunos de uma forma mais eficaz”.

O professor da Escola Estadual Barão de Parima, Nazir Oliveira do Nascimento disse que foi de extrema importância à discussão sobre a gerencia dos recursos públicos. “Para educação é fundamental, como nosso Brasil está com um problema sistêmico de corrupção isso nós faz ter uma consciência maior para gerir os recursos públicos se faz necessário pessoas com competência e honestidade”.

Este evento faz parte de um Cronograma de ações articuladas entre as instituições do Programa de Educação Fiscal.